quinta-feira, 9 de julho de 2009

Primeiro Re x Pa da história.

"Os propietários do novo campo de futebol não podiam esperar maior vitória do que a alcançada ontem à tarde, por ocasião da abertura de seu ótimo field(1) ao público belenense. Com uma assistência acima de duas mil pessoas, todas desejosas de não só conhecer o novo ponto de reunião esportiva, como verdadeiro triunfo para os esportes entre nós, pois, jamais tivemos ocasião de presenciar uma festa de músculo com entusiasmo e a animação de que se viu cercada a que procuramos descrever.

As arquibancadas e demais dependências do campo, completamente repletas de nossa fina sociedade, rapazes que agitavam seus lenços e chapéus saudando seu grupo predileto, senhoritas trazendo distintivos ou trajando com as cores do seu clube mais simpático, davam um aspecto verdadeiramente encantador ao importante certame esportivo. Não havia ali, finalmente, quem não torcesse por este ou aquele contendor, tendo sido saudada por vibrante salva de palmas e hurras a entrada dos elevens(2), notando-se, porém, que era maior o número de adeptos do Grupo do Remo.

As 4:20 horas, exatamante, levado ao campo o representante do sr.Intendente, é por este dado o "kick off"(3) incial. O árbitro, sr.Guilherme Paiva dispõe as forças contendoras, que ficam compostas deste modo, com pequena diferença do que dissemos ontem, por ter adoecido Abílio silva, o capitão do Grupo do Remo.

GRUPO DO REMO - Corintho; Lulu, Mustard, Galdino, Aimeé, Carlito, Macedo, Dudu, Antonico, Infante e Rubilar.
PAYSANDU - Romariz; Bayma, Sílvio, Jaime, Palha, Michel, Morais, Hugo, Garcia, Guimarães e Mateus.

Como se vê desta disposição, os homens do Remo estavam melhor organizados de que os outros, tendo-se ainda a observar estarem ali jogadores mais experimentados nas lutas de "ballon rond"(4). A defesa, principalmente era quanto sepodia julgar de melhor, sendo entretanto a linha de ataque furada em Macedo, que não estava deslocado, e Rubilar, algo adoentado. Do Paysandu não conhecíamos o Romariz, Mateus, Michel e Garcia, portanto, ver estréias que se diziam acima das expectativas.

O jogo começou por um ataque forte, desenvolvido pelo Grupo, ataque que se torna cada vez mais intenso e cerrado, como se os "rowers-footbal-lers"(5) quisessem, desde logo, abrir o score(6) que se esperava grande pela força de seus pares. entretanto, as linhas opostas oferecem uma resistência incomparável e Romariz começa desde aí a mostrar-se um elemento de valor em seu team(7). Da violência do seu ataque, seguramente 20 minutos de combardeio no gol do Paysandu, saíram dois corners(8), tirados por Rubilar, sem resultado efetivo. Os forwards(9) do Grupo apertam mais os passes tirados da esquerda. Antonico e dudu atiram numerosas vezes contra romariz, mas este, como verdadeiro profissional, ora recebe rapidamente o balão e o devolve ao centro, ora ataca a esfera deitado no solo, em defesas magistrais que levantam emocionada toda a assistência. Os backs(10) do Remo adiantam a bola em kicks(11) certeiros; e, pouco depois, de uma furada de Sílvio, Galdino marca novo corner, que ainda sai negativo. O balão passa um momento para o campo do Grupo do Remo, formando-se uma boa combinação entre hugo e Moraes. Os homens do Paysandu dispõem-se a atacar, os quais fazem com muita calma e segurança, distribuindo bem o jogo em face do goal(12) inimigo.

Hugo faz um hands(13), que o árbitro castiga com um free kick(14). Galdino envia o balão para os seus companheiros, mas eles perdem-no com uma tomada de Michel, admirável. Os forwards do Paysandu vêm até a linha de pênalti do Remo e Garcia marca um goal em off-side(15). O balão volta ao campo oposto, onde, um corner tirado por Rubilar, o Grupo do Remo faz seu primeiro goal, abrindo o score. Este ponto, porém, não teve grande relevo desportivo porque, vindo o balão contra o sol, não é visto por Bayma que, de sua própria perna, o atira na rede do seu goal, ocasionando esse ponto contra o seu time. Depois de 3 minutos, o referee(16) dá o sinal de half-time(17).

A segund aparte do match(18) abre depois de 5 minutos, com um corner tirado por rubilar, sem resultado. Os do Paysandu voltam a atacar e marcar também sobre o adversário um corner tirado por Mateus, o qual não tem resultado positivo, mas dá ocasião de Corintho fazer uma bela defesa. O balão começa a voar indeciso, ora aqui, ora ali até que, de uma defesa de Romariz, Rubilar é mandado tirar mais dois corners negativos. Lulu faz um hands corrigido por um free kick contra seu campo. Dessa investida com o balão os homens do Paysandu dominam-no e, de um passe de Guimarães, Mateus marca o 1° goal, o que provoca delírio dos torcedores.

Os contenedores não desanimam e mais fortes, decisivos, se tornam os ataques de ambos os lados. O balão vem às mãos de Romariz quem perdendo a calma, faz inadvertidamente uma quarry off, que o árbitro justamente e até benevolamente manda castigart com um free kick a 12 metros do gol. Julgando tratar-se de um pênalti, os companheiros de Romariz não se apressam na defesa conjunta do seu seu campo Antonico tira um pontapé fraco para o Grupo do Remo, o que lhe assegura a vitória, pois, pouco minutos passados, silva o término do belíssimo match, dando o score 2 x 1 a favor dos ótimos rapazes do grupo.

É de justiça salientar como os que melhor defenderam as suas cores, no Grupo do emo, Mustard, Infante, Lulu, Carlito; e nas linhas do Paysandu, Palha Michel, hugo, Garcia e Romariz, muito principalmente este que se revelando um goal-keeper(21) que entra no rol dos melhores do nosso meio, foi o homem do dia.

O referee dr.Guilherme Paiva, como sempre, foi um defensor brilhante da ciência do association(19), arbitando imparciamente o match de ontem."

(Correio de belém, 11/06/1914)

(1): Campo, estádio.
(2): Onzena Incial.
(3): Pontapé inicial.
(4): Partidas de futebol.
(5): Jogadores.
(6): Placar.
(7): Equipe.
(8): Escanteio.
(9): Atacantes, Avançados, Centroavantes.
(10): Zagueiros.
(11): Cobranças de Falta, chutões.
(12): Meta, Arco, Traves
(13): Meter a mão na bola.
(14): Falta
(15): Impedimento.
(16): Árbitro.
(17): Intervaldo do primeiro para o segundo tempo.
(18): Jogo, Partida.
(19): Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Free HTML Web Counter
Dell Coupon Code