terça-feira, 7 de julho de 2009

1° ESTATUTO SOCIAL DO CLUBE DO REMO.

Ano XV, n° 4049, Sexta-feira 9 de Janeiro de 1905.

I)Organização Social.

Art. 1° - Fica fundada na cidade de Belém do Pará a sociedade Clube do Remo que se destinará:
§1°. A incentivar, estimular e desenvolver por todos os meios ao seu alcance o esporte-náutico neste estado, promovendo regatas sempre que julgar oportuno e seus recursos o permitirem.
§2°. A promover quaisquer outras diversões marítimas que tenham por objeto não só proporcionar aos seus associados. Fica entretanto subetendido que não ficam excluídas do seu seio outras distrações nas quais possa encontrar incremento para a sua prosperidade e elementos para mais cabalmente preencher o fim que é destinada.
Art.2° - O Clube do Remo será administrado por uma diretoria composta por três membros, eleito anualmente na última quinzena de Dezembro; essa diretoria compor-se-á de presidente, tesoureiro e secretário, cargos que poderão ser ocupados por qualquer um dos três eleitos, conforme eles entre si deliberarem.
Art.3° - As obrigações e atribuições de cada um deles acham-se perfeitamente delimitadas pela própria natureza dos seus respectivos cargos; convém entretanto observar que a iniciativa de todas as resoluções caberá particularmente ao presidente, que será por assim dizer o centro executivo de todas as deliberações.
Art.4° - Só poderão ser diretores do Clube os sócios escolhidos entre os 20 fundadores.

II) Assembléia Geral.

Art. 5 - A assembléia geral ordinária se consituirá legalmente, podendo deliberar sobre qualquer assunto que não envolva alteração ou modificação destes estatutos. Sempre que se acharem presente quinze sócios, convocados peli imprensa, pela diretoria, ou por cinco quaisquer sócios no gozo dos seus direitos, por intermédio da diretoria.
Art. 6° - Para alterar disposição estatal torna-se-á mister a presença do dobro de associados, sem o que será nula qualquer resolução nesse sentido.
Art. 7° - Comporá a mesa de assembléia geral um presidente aclamado na ocasião que chamará para auxíliá-lo dois secretários.
Art.8° - A assembléia geral reunir-se-á ordinariamente na última quinzena de dezembro, para eleger a diretoria e tomar conta aos seus atos, e extraordinariamente sempre que se tornar mister, de acordo com o Art.6.

III) Dos Sócios.

Art.9° - Para ser sócio do Clube do Remo é preciso ter sido proposto por três membros da classe dos sócios: efetivos, honorários e beneméritos.
§1°. Será sócio efetivo quem for aceito nos termos do Art.10°, pagar a jóia de 20$000 e a mensalidade de 10$000.
§2°. Sócio honorário: aquele que a diretoria julgar digno dessa distinção pela posição eminente que ocupe em qualquer esfera de atividade.
§3°. Sócio benemérito: quem prestar serviços relevantes ao clube, a juiz da assembéia geral.
Art.10° - Todo e qualquer sócio tem o direito de tomar parte nas regatas e quaisquer diversões promovidas pela sociedade: naquelas, porém, terá de sujeitar-se a deliberação da diretoria, que designará a modo as condições em que concorrerá ao certame.
Art.11° - Perderá o direito de sócio todo aquele que deixar de pagar três mensalidades.

IV) Disposições Gerais.

Art. 12° - Para os casos omissos ou obscuros destes estatutos e para a organização de regatas, servirão de elemento subsidiário, para serem observados com força de lei os estatutos e código da Federação Brasileira das sociedades de Remo.
Art.13° - A bandeira do Clube do Remo se comporá de um retângulo azul marinho, tendo no centro uma âncora branca, em sentido oblíquo, circulada por treze extrelas da mesma cor.

SÓCIOS FUNDADORES.
1 - JOSÉ HENRIQUE DANIN
2 - RAUL ENGELHARD
3- ROBERTO FIGUEIREDO
4 - ANTÔNIO LA ROQUE ANDRADE
5 - VICTOR ENGELHARD
6 - RAIMUNDO OLIVEIRA DA PAZ
7 - ANTÔNIO BORGES
8 - ARNALDO R. DE ANDRADE
9 - MANOEL C. PEREIRA DE SOUZA
10 - ERNESTINO ALMEIDA
11 - ALFREDO VALE
12 - JOSÉ D. GOMES DE CASTRO
13 - JOSÉ MARIA PINHEIRO
14 - LUIS REBELO DE ANDRADE
15 - MANOEL JOSÉ TAVARES
16 - BASÍLIO PAES
17 - PALMÉRIO T. PINTO
18 - EURICO PACHECO BORGES
19 - NARCISO F. BROGES
20 - HELIODORO DE BRITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Free HTML Web Counter
Dell Coupon Code